Dia Mundial da Água - por Nathália Trevisan
Blog

Dia Mundial da Água

Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, qual a importância desse dia? Qual a importância deste recurso? O que você tem feito para garantir o uso da água?

Fechar a torneira ou controlar o tempo de banho é suficiente? Minimizar os desperdícios é uma atitude válida, mas é preciso entender que o que afeta os recursos hídricos não é apenas deixar de usá-lo de forma direta. A água é a base para todas as cadeias produtivas, sendo de suma importância para os nossos processos vitais mais básicos.

macro photography of drop of water on top of green plant

Em 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o dia Mundial da Água afim de alertar sobre a importância deste recurso. No Brasil a água é a responsável por 58,33% da produção de energia elétrica, com 219 usinas hidrelétricas em operação (ANEEL, 2021), motivo já suficiente para evitarmos o esgotamento deste recurso.

Nas atividades agrícolas e industriais o uso e preservação da água é regulamentado por leis e normativas. O Código Florestal, Lei Nº 12.651, de 25 de maio de 2012, prevê a conservação de áreas de matas ciliares em rios e nascentes; a Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, institui a regulamentação para uso da água, prevê multas e cobranças e insere os processos de outorgas para uso da água e descarte de efluentes em corpos hídricos.

Várias são as ferramentas governamentais a fim de conservar a qualidade dos recursos hídricos, mas isto basta? É preciso conscientizar a população de forma geral, deste os que tem poderes para criar e cobrar isso através de leis; os grandes usuários dos recursos, como indústrias alimentícias e frigoríficos; populações ribeirinhas que tem a sobrevivência provinda dos rios; e a população de centros urbanos, que usufruem do recurso também como forma de lazer.

A ONU, em 2015, traçou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem atingidos até 2030, dentre eles dois estão diretamente relacionados à água: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, que visa medidas de garantia da qualidade da água; e conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, objetivo mais focado na biota marinha e conservação de ambientes costeiros. Apesar de apenas estes dois objetivos serem diretamente conectados aos recursos hídricos, outros influem indiretamente na qualidade dos mesmos, como agricultura sustentável, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e energia limpa.

Mas e em casa, o que podemos fazer? Algumas atitudes básicas podem ser inseridas no cotidiano, como por exemplo separar os resíduos orgânicos dos recicláveis e enviá-los para coleta seletiva. Os resíduos que são reciclados voltam para a cadeia produtiva como matéria prima, minimizando a nova produção e consequentemente o consumo de água deste processo. Processos de reuso também podem ser implantados sem dificuldade, como usar a água da máquina de lavar roupas para lavar quintais e calçadas, há reuso mais sofisticado com acúmulo de água de chuva, as casas de projetos arquitetônicos sustentáveis apresentam sistemas de reaproveitamento de água da chuva integrados.

Além de campanhas públicas, a educação ambiental implantada nas escolas, desde o ensino infantil, busca a conscientização dos novos cidadãos e inserção destes costumes. Mudar pequenas atitudes em casa, no seu dia a dia, pode contribuir para o futuro dos nossos recursos hídricos!

Saiba mais: 

https://news.un.org/pt/story/2021/03/1744962

 

 

 

 

Carregando...