O lixo não termina quando você joga fora - por Nathália Trevisan
Blog

Essa frase faz algum sentido para você? Já parou para pensar para onde vai todo o lixo gerado no mundo? Nosso planeta não tem a parte de fora, tudo que aqui é gerado aqui permanece!

O dia 17 de maio é marcado como Dia Mundial da Reciclagem visto a importância de se ter em mente e no cotidiano atitudes que minimizem a problemática do lixo.

Sabe-se que hoje, no Brasil, cada pessoa gera em média 1,04 Kg de lixo por dia, chegando a 79 milhões de toneladas no ano (ABRELPE, 2020). A geração é variável entre as regiões do país, onde há maior concentração de riqueza há maior geração de lixo, acontece o mesmo em relação aos países, a riqueza contribui para o aumento do consumismo e consequentemente a geração dos resíduos, no Brasil a região mais geradora é a sudeste. E para onde vai todo esse lixo?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída em 2010 prevê ferramentas para a gestão dos resíduos, em âmbito municipal com a meta do fim dos lixões e iniciativas de coleta seletiva, e objetivos como a não geração dos resíduos, redução, reutilização, reciclagem e por fim o tratamento dos resíduos. E o que podemos fazer em casa?

No dia a dia podemos minimizar a geração de resíduos, muitas empresas têm investido nisso e usam embalagens de material reciclado ou com menos plásticos, cabe a nós escolhermos opções sustentáveis. Uma opção muito bacana é optar por produtos que possuem a venda em refil, nos produtos cosméticos é muito comum, com isso você reutiliza a embalagem principal por muito tempo.

Não confunda reutilizar com reciclar! No processo de reutilização usa-se o material para outro fim, mas sem mudar suas características físicas, por exemplo, um recipiente de vidro que originalmente armazenava suco pode ser utilizado para armazenar água ou virar um jarro de flores.

Você tem alguma horta em casa ou algum canteiro? Se sim pode usar os restos de comidas direto na terra ou investir em uma composteira para gerar um composto rico em nutrientes, hoje há diversos tipos de composteiras, inclusive para uso em espaços menores, como apartamentos, mas pode ser feito de maneira artesanal, reutilizando materiais, use a criatividade!

Já na reciclagem o material retorna ao processo produtivo, é descaracterizado e volta a ser matéria prima podendo gerar um produto completamente diferente do original. Esse processo economiza energia, investimentos e recursos naturais. Para prover o recolhimento destes resíduos, fica a cargo das prefeituras organizar e gerir as coletas seletivas, além de campanhas de educação ambiental para garantir a separação direto na fonte, ou seja, nas residências.

É muito fácil aderir à reciclagem! Comece colocando uma sacolinha separada em cômodos que há geração de embalagens, como no caso da cozinha e lembre-se de colocar os plásticos, alumínios, papeis e papelões separados dos lixos úmidos, em alguns desses materiais é interessante uma limpeza rápida, apenas uma enxaguada para não contaminar os recicláveis e causar perda de valor. Não é preciso separar por tipo de material, isto a cooperativa de reciclagem faz.

Guardanapos, papéis higiênicos, absorventes e fraldas, por exemplo, apesar de compostos por papel e/ou plásticos não são recicláveis devido ao seu uso, não os misture com os resíduos limpos, estes vão para a coleta municipal e são destinados em aterros, não há outra possibilidade.

O lixo não precisa ser um problema, faça sua parte e ajude o meio ambiente, viva com sustentabilidade!

Carregando...